Monday 4 April 2011

A diferença entre adeptos...

Antes demais, queria congratular o Porto pela sua vitoria hoje em pleno estádio da Luz. Apesar de ter sempre defendido a ideia de que houve varias irregularidades ao longo da época e de ter constantemente mencionado o quanto a Liga Sagres mostra em escassez de fair play, os Dragões tem o seu mérito.


Devo confessar que sempre nutri um certo carinho por ambas as equipas. Nunca apontei nada de mal a nenhum jogador do Porto, pelo menos não da forma que sempre critiquei as politicas que passavam pelas cabeças dos lagartos.
Desde pequeno em minha casa tinha dois grupos: os portistas (a minha irmã e o meu pai) e os benfiquistas (a minha mãe e o meu irmão). Dentro dos grupos havia um elemento mais fanático do que o outro.

A pergunta seria então, que me fez ser benfiquista e não portista?

Para mim, a diferença entre um e outro e muito simples: o coração.

Obviamente, há falsos benfiquistas ao meu ver e há aqueles que esquecem-se que onde há coração, há cabeça. Todavia, durante anos eu vi muitos falarem da grandeza de um clube. Terem um gosto genuíno por pisarem aquele palco tanto que, ate aos dias de hoje, vejo jogadores já feitos para a vida em clubes como o Real Madrid, etc... E mesmo assim, ainda se lembram do Benfica.
Neste momento, para o Porto, só me passa pela cabeça o Baía e a historia dele esta aos olhos de todos.
Eu hoje não estou a ver 100% dos Portistas comemorarem um titulo do Porto, estou a ver 80% dos Portistas comemorarem um não-titulo do Benfica.
Todos os dias passo pelos web sites dos diários desportivos e existe sempre uma constante: Ataques ao Benfica, mesmo em noticias que nada tem a haver com o dito cujo. Entristece-me pensar que há pessoas que perdem tempo das suas vidas para argumentar as coisas mais idiotas.
O que me leva a principal razão pelo qual eu não sou do Porto: pela própria mentalidade do adepto comum, do presidente e, neste caso, do actual treinador.
Tem sempre um sabor especial irritar o nosso próximo quando algo e bom para nos e mau para ele. Eu respeito essa atitude sendo que eu próprio a pratico. A diferença esta exactamente entre saber o limite entre ser um trocista desrespeitador e brincar.
A minha irmã veio ao facebook anunciar com agrado o campeonato ganho ao qual o meu irmão entrou numa calorosa brincadeira não deixando de dar os parabéns ao clube adversário.
Gostava de pensar que todos poderíamos ser assim mas infelizmente Portugal não evolui.
De todos os lados sai sempre azia ou justificações para o acontecimento do que não lhes agrada e eis que aparece Pinto da Costa, um homem associado a crimes de corrupção mas que os nortenhos continuam a acarinhar como presidente.


 

Não defendendo as atitudes que se passaram após a derrota lisboeta, as declarações continuas deste suposto senhor não merecem se quer um apelo ao meu lado racional.
Exigir respeito e bonito quando se esta na posição do "estou a dar e não estou a receber".
Sempre que fala no Benfica e para falar mal ou lançar farpas nos seus dirigentes, e a mentalidade que assim ensinou a maioria dos seus adeptos e seguidores.
Sempre que estava em posição dele próprio atribuir mérito ao Benfica atirou o respeito para o chão, cuspiu em cima e justificou-o doutra maneira.

Eis a diferença, eu deixo as pessoas festejar, estão de parabéns e limito-me a dizer: Para o Ano E nosso!
 Seja para os que respeitam ou para os que falaram em túneis o ano passado .

0 comments:

Post a Comment

 

Nota:

Os artigos de opinião são da autoria de Filipe Rocha também conhecido como Kami.Caso se sinta ofendido com alguma opinião relativamente a algum tema discutido neste espaço, lembre-se sempre disto:

"I don't care..."

Followers